Jacira

Jacira
Jacira Jacinto da Silva

Presidente da CEPA.
Mauro
Mauro de Mesquita Spinola

Diretor do Departamento de Pesquisa e Produção de conteúdo da CEPA.

O livre-pensamento espírita tem ganhado recentemente espaço e adesão cada vez maiores, à medida em que se torna mais conhecido e debatido. A sua expansão se deve, em boa medida, aos novos recursos da internet, que permitem a disponibilização de quantidade cada vez maior de conteúdos em diversas formas (textos, palestras, conversas, podcasts, vídeos etc.) e permite amplo e destemido debate sobre eles. Ao invés de ideias fechadas, o livre-pensamento convida à reflexão e à produção de conhecimento. Nisso está o seu diferencial.

O livre-pensamento – em cujas bases Kardec estruturou o espiritismo – se funda no conceito de que toda pessoa tem direito à liberdade de pensar e se expressar. São características essenciais do livre-pensamento espírita: (1) kardecista (tem na obra de Allan Kardec suas bases conceituais e metodológicas, sua referência essencial); (2) livre produção e expressão de ideias (análise e produção de conhecimento livres e racionais); (3) progressista (busca o desenvolvimento do ser humano e da sociedade) e progressivo (busca também a atualização do conhecimento); (4) pluralista (propõe diálogo com os diversos segmentos do conhecimento e da sociedade), (5) laico (estuda o espírito, sua sobrevivência e comunicação, livre das amarras religiosas) e (6) humanista (valoriza e está centrado no ser humano).

A CEPA – Associação Espírita Internacional tem histórico compromisso com o espiritismo livre. Livros, revistas, periódicos, cursos, lives, palestras, congressos e debates livres, promovidos pela CEPA, levam a marca desse movimento, o que a credencia como a principal face do espiritismo livre no mundo.

Conhecedora de seu papel, a CEPA buscou, durante o ano de 2023, revisitar e renovar o seu Plano Estratégico para os próximos 5 anos. O plano tem foco nas linhas de ação prioritárias e como pano de fundo o objetivo de consolidar e difundir o livre-pensamento no mundo.

O trabalho, em fase de consolidação, foi estruturado em 4 fases, tendo sido já realizadas completamente as 3 primeiras. Todas as fases são debatidas e consolidadas pelo Conselho Executivo da CEPA:

  • Fase 1 – Consulta inicial. Através de um formulário encaminhado a vários colaboradores, com maior ou menor vínculo com a CEPA, foram propostas questões sobre missão, visão, valores, forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Os dados foram compilados e alimentaram as fases seguintes.

  • Fase 2Resultados preliminares. Missão, visão e valores foram sintetizados, a partir da consulta inicial, debatidos e consolidados.

  • Fase 3 – Objetivos estratégicos. Com base na consulta inicial, foi desenvolvida a análise SWOT (forças, fraquezas, oportunidades, ameaças) e, inspirados nos dados coletados, definidos os objetivos estratégicos de alto nível.

  • Fase 4 – Planos de ação. Para cada um dos objetivos estratégicos, um conjunto de planos de ação está sendo desenvolvido, já em fase final.

Os objetivos estratégicos da CEPA aprovados pelo Conselho Executivo em reunião realizada no início de dezembro de 2023 são os seguintes:

  • OB1. Promover o pensamento livre e a CEPA

Fortalecer, aperfeiçoar, ampliar e diversificar os meios de difusão do livre pensamento espírita, utilizando modernas tecnologias. Difundir as atividades e o conteúdo produzido no âmbito CEPA, palco mais antigo e estruturado das discussões laicas e livre-pensadoras, desde a sua fundação em 1946.

  • OB2. Ampliar a atuação da CEPA

Ampliar geográfica e estruturalmente a atuação da CEPA, acolhendo a tod@s amig@s e simpatizantes desta proposta libertária, de incluir o estudo e a discussão do espírito, sua sobrevivência e a possibilidade de comunicação entre encarnados e desencarnados, na academia e em todos os espaços inclusivos. Desenvolver planos regionais, permitindo que essa ampliação se faça com respeito às características e peculiaridades étnicas e culturais.

  • OB3. Integrar jovens

Integrar adolescentes e jovens. Esse grande desafio tem sido pensado e desejado com expectativa de maiores avanços. O mundo deu uma guinada inimaginável nas últimas décadas, sendo imprescindível desenvolver estratégias e tecnologias para trabalhar com centros / grupos / coletivos que contemplem boa participação de jovens. Conhecer as melhores práticas para avançar.

  • OB4. Integrar-se com outros grupos sociais

Interagir e integrar-se com os diversos segmentos do pensamento livre e progressista espírita e da sociedade. A abertura para outras áreas do conhecimento é fundamental para instrumentalizar o progresso do espiritismo. É possível e viável a defesa de princípios basilares dialogando com o diferente, embora para alcançar sucesso sejam necessários mecanismos que incluem o exercício da escuta, respeito, empatia, alteridade etc.

  • OB5. Atualizar e contextualizar o espiritismo

Firmar o compromisso da CEPA com o progresso humano e social; desenvolver e difundir propostas espíritas para o progresso científico, ético, social e moral. Acima de tudo, pensar o espiritismo para a vida real, cotidiana e atual. Contextualizar e atualizar o espiritismo. Dar continuidade à Coleção Livre Pensar.

  • OB6. Atuar pela justiça social e a proteção do meio ambiente

Firmar o compromisso da CEPA com a participação plena dos grupos socialmente minoritários e marginalizados, e com a defesa do meio ambiente. A construção do conhecimento espírita nos campos teórico e acadêmico é extremamente necessária para a sua consolidação e perpetuação; entretanto, a vida pede ações, o mundo espera exemplos impactantes e a dinâmica da vida flui a partir das elaborações coletivas.

Com essas diretrizes, a CEPA buscará cumprir cada dia melhor – em plena sintonia com os pensadores e as instituições comprometidas – o seu papel de desenvolver e difundir o livre pensamento espírita.

Ainda não tem conta? Cadastre-se AGORA!

Entre na sua conta