Com o tema “Evolução na Incerteza”, teve lugar em Rafaela, nos dias 10 e 11 de agosto, o 5º Encontro da CEPA na Argentina, que também comemorou o 90º aniversário de fundação da “Sociedad Espiritismo Verdadero”.

1Dia 10, às 20h, foi desenvolvido um painel sobre aquele tema, tendo como painelistas o psicólogo venezuelano Jon Aizpúrua e a antropóloga argentina Ana Maria Llamazares, no Auditório do Professorado Joaquín V. González, da cidade de Rafaela, com entrada franca. Esse evento contou com mais de 200 espectadores.

Dia 11, prosseguiu o evento às 10h a.m., na Sociedade “Espiritismo Verdadero”, com uma conferência a cargo de Ana Maria Llamazares, com o tema “O Desafio dos Novos Tempos - Da ilusão da Certeza ao desfrute da Incerteza”.

Na sequência, foram apresentados dois painéis a cargo de integrantes da SEV:

  • Incerteza no âmbito da saúde, finitude – a cargo do Dr. Eduardo Marzioni.

  • Incerteza no âmbito socioeconômico e ambiental – a cargo do Lic. Ariel Masut, economista, assessor de YPF e membro do SEV.

Esses painéis propiciaram uma ampla participação de assistente: 125 inscritos de 6 instituições procedentes de diferentes lugares do país (CABA, Rosario, Santa Rosa, Virginia e Rafaela).

À tarde, a atividade se completou com as Oficinas de Participação Ativa, nas quais os assistentes tiveram oportunidade de intercambiar e realizar uma experiência vivencial. Isso permitiu aprofundamentos no terreno pessoa além de obter ferramentas e recursos novos para a abordagem da incerteza que perpassa nossas vidas.



V Encontro da CEPA na Argentina: Evolução da incerteza.

Oficinas de Participação Ativa

As oficinas de participação ativa têm como objetivo desenvolver ferramentas que possamos aplicar na vida cotidiana, ampliando nossos recursos e a compreensão de um tema particular. Durante o V Encontro da CEPA levaram-se a cabo oficinas com o tema que nos convocava: Evolução na Incerteza. Participaram dos mesmos quase 100 pessoas no total, divididas em 4 grupos e dirigidos cada um por dois coordenadores.

2

As oficinas têm elevado valor vivencial e experiencial, sustentados através de diferentes técnicas que permitem a expressão pessoal e individual de cada assistente, aprofundando o tema tratado através da diversidade de enfoques, enriquecendo-se no intercâmbio e ampliando conceitos e ferramentas.

A partir do diálogo e intercâmbio das vivências podemos construir novos olhares, conscientizando-nos de como nos afeta emocionalmente a incerteza, e, também, buscando ferramentas para transformá-la em possibilidades de crescimento. Algumas dessas ferramentas nomeadas pelos assistentes foram: agradecimento, alegria de amar, solidariedade, crescimento, compaixão, tomar a adversidade como oportunidade, aceitação, confiança, autoconhecimento, contato com as emoções.

Cada um dos participantes pôde expressar e analisar suas sensações assumindo um olhar compassivo e otimista da vida, da finitude da mesma no plano material e sua continuidade no mundo espiritual.

A oficina de intercâmbio permitiu um mecanismo solidário, capacitando-nos a compartilhar o que pensamos e sentimos, convidando-nos à escuta ativa do que dizem os demais e também gerando e promovendo a abertura do intelectual ao emocional e espiritual. Obteve-se um estado reflexivo, de contenção e escuta muito profundo.

Por outro lado, a possibilidade de ampliar a análise não apenas a partir do olhar espírita, mas também tomar os aportes da antropologia, filosofia, medicina, economia e a espiritualidade, em seu olhar mais amplo, viabilizou enriquecer a temática e aprofundá-la. Assim, essa conjunção de aportes de conhecimento, somada às experiências de cada assistente nos permitiram aprofundar o terreno pessoal, segundo as experiências de cada assistente e obter ferramentas e recursos novos para abordar e vivenciar a incerteza em si mesma.

INFORME SOBRE ENTREVISTA LIC. JON AIZPURUA E

LIC. ANA MARÍA LLAMAZARES:

Durante o 5º Encontro da CEPA na Argentina, levou-se a cabo a Conferência Pública denominada EVOLUÇÃO NA INCERTEZA, na noite de sexta-feira, 10 de agosto de 2018, na cidade de Rafaela, no Auditório do Professorado Joaquín V. González, com um público notável de mais de 200 assistentes.

3

Jon Aizpúrua (à direita) ao lado de Gustavo Molfino e Ana María Llamazares, com a comissão organizadora

Os reconhecidos conferencistas Jon Aizpúrua e Ana María Llamazares, pensadores de ampla trajetória, participaram da atividade sob a modalidade de entrevista, levada a cabo por dois integrantes de SEV: o Sr. Dante López (Presidente da CEPA 2008-2016) e a Lic. Verônica Andrenelli. A referida modalidade permitiu um diálogo fluido e consistente, que facilitou o entendimento de um tema complexo como aquele abordado na jornada.

Ana María é Antropóloga e Mestra em Metodologia da Investigação (UBA), estudiosa dos processos do Ser Humano e do Conhecimento Científico.

Jon é Psicólogo Clínico e provém das ciências chamadas ciências soft” ou leves. Também é um estudioso da história e dos movimentos sociais mundiais, como ainda da evolução do conhecimento.

Compreender a mudança de paradigmas e dos processos evolutivos do mundo e do ser permite-nos adentrar conceitos filosóficos profundos e ilustrativos.

A incerteza relativamente ao futuro é uma preocupação constante, já que o Ser Humano busca certezas para sentir-se em equilíbrio, mas seu entorno lhe propõe contínua incerteza: econômica, social, de relação, ambiental, política. Esses temas foram abordados com excelência e calor pelos entrevistados.

Conversou-se sobre a tensão presente entre os desejos dos seres humanos e a realidade da vida, também sobre a morte e a impermanência do ser encarnado.

Os intercâmbios foram de elevado voo e refinada claridade acadêmica, obtendo um real acercamento do tema graças às pertinentes perguntas dos entrevistadores. Estes souberam aprofundar e gerar competentes contrastes e complementações entre os oradores de diferentes procedência acadêmica e olhar filosófico.

O resultado: uma emotiva e ampla discrição do paradigma atual e seu impacto no comportamento humano com um enriquecedor aporte da visão espírita a esse complexo panorama evolutivo.

Essa atividade de acesso livre e gratuito foi organizada pela Sociedade Espiritismo Verdadero, comemorando seu 90º aniversário e como abertura do 5º Encontro de CEPA – Associação Espírita Internacional na Argentina.

Ainda não tem conta? Cadastre-se AGORA!

Entre na sua conta