Por Herivelto Carvalho


Hermas Culzoni Soriano, empresário, escritor, conferencista e intelectual espírita argentino, nasceu em Rafaela, província de Santa Fé, em 7 de novembro de 1924. Ainda criança, manteve contato com a Doutrina Espírita graças à influência de seu pai, Ageo Culzoni, que foi um dos fundadores da Sociedad Espiritismo Verdadero, uma importante instituição espírita rafaelina.

Hermas teve também grande participação na história da Espiritismo Verdadero, pois ainda bem jovem, atuava ministrando palestras, participando de forma destacada no grupo juvenil e assumindo funções na diretoria da sociedade.

Sua formação escolar foi bem simples, apenas no nível primário, pois com o falecimento de seu pai, teve de participar de forma mais atuante, nos negócios da família o que o impediu de prosseguir com sua educação formal. Entretanto, seu autodidatismo o levou a adquirir muitos conhecimentos e habilidades culturais ao longo dos anos. Sua dedicação contribuiu de forma significativa no desenvolvimento de sua cultura espírita, fato que se refletiu em sua rica produção doutrinária, composta de artigos, ensaios e livros.

Hermas atuou como presidente da Confederação Espírita PanAmericana por cinco mandatos consecutivos entre os anos de 1975 e 1990. Durante sua gestão, a atuação da CEPA foi ampliada em toda a América Latina e realizada uma importante aproximação com parte do movimento espírita espanhol.

Após 86 anos de uma vida intensa e dedicada à várias causas, como o progresso de sua cidade, atividades de beneficência e o Espiritismo, Hermas retornou ao mundo espiritual, vitimado por um infarto, no dia 27 de fevereiro de 2011, em Rafaela.

A trajetória de Hermas Culzoni e suas iniciativas pelo movimento espírita argentino e internacional, contribuem para desvelar um momento ainda pouco abordado na história do Espiritismo. Sua atuação no movimento cepeano foi importante para consolidar o perfil laico e livre-pensador que se tornou a marca atual da CEPA. Portanto, resgatar essa história é fundamental para que todos saibam como foi a construção dessa identidade e porque é preciso mantê-la.
Ainda não tem conta? Cadastre-se AGORA!

Entre na sua conta