José Salvador Fernández foi um importante pensador espírita e pesquisador da Parapsicologia na Argentina, nascido em Buenos Aires, no dia 17 de fevereiro de 1893. Na juventude formou-se engenheiro civil pela Universidade de Buenos Aires. Atuou como destacado professor de

física em diversos colégios da capital argentina, tendo publicado aos 30 anos seu primeiro livro, Problemas de Física.

Seu interesse pelos fenômenos paranormais e pelo Espiritismo começou em 1921, quando investigou pessoalmente o caso de um psíquico famoso por atuar em sessões de diagnóstico e mediunidade de cura. Depois disso, tornou-se membro da Asociación Espiritista Constancia onde observou, atentamente, as sessões mediúnicas realizadas nessa instituição.

Em 1933, realizou pesquisas com sua própria esposa, María Amanda Ravagnan, que nesta época manifestara habilidades mediúnicas. Juntamente com outros colabores, fundou, neste mesmo ano, o Círculo Espiritualista Atman.

De início, as pesquisas de Fernandez eram realizadas de acordo com o paradigma metapsíquico, que se caracterizava pela metodologia qualitativa, posteriormente ao manter contato por cartas com J. B. Rhine, adotou o paradigma parapsicológico com o uso de metodologia quantitativa. Fernández foi o maior responsável pela divulgação entre os países latino-americanos da metodologia matemática na investigação dos fenômenos ESP, através de seus artigos ou da tradução em espanhol dos artigos de Rhine.

Como parapsicólogo Fernández atuou na presidência da Sociedade Argentina de Parapsicologia (1948-1953), do Instituto Argentino de Parapsicologia (1953- 1955) e do Colégio Argentino de Estudos Psíquicos (1957-1967).

José Salvador Fernández teve grande atuação no movimento espírita latino- americano. Além de membro ativo em sua sociedade espírita, foi palestrante, articulista e assistente de edição da revista espírita Constancia. No I Congresso Espírita Pan-Americano, em 1946, participou como representante da Confederação Espírita Argentina e da Sociedade Constância, onde foi escolhido como o primeiro presidente da recém-fundada Confederação Espírita Pan-Americana. Teve também boa relação com os espíritas brasileiros, participando como professor honorário do Instituto de Cultura Espírita do Brasil (ICEB).

Foi amigo, confrade e parceiro de pesquisas de Luiz di Cristóforo Postiglioni (1909 - 1979) com quem dividiu a autoria do livro Fundamentos Científicos- Filosóficos de la Reencarnación.

José Fernández faleceu em 16 de maio de 1967, vítima de um acidente vascular cerebral. Sua maior contribuição ao Espiritismo foi além da criação de uma teoria espírita dos fenômenos psíquicos, a demonstração da importância da experimentação científica no desenvolvimento doutrinário, com a aplicação de novos métodos desenvolvidos pela parapsicologia na investigação dos fenômenos mediúnicos.

Ainda não tem conta? Cadastre-se AGORA!

Entre na sua conta