The Virtual Spiritist Gazette Kardec Punto Com (KPC), a monthly electronic publication, edited in João Pessoa, Brazil, offered an interview with the president of CEPA, Jacira Jacinto da Silva, last February, on the question of Prisons and criminal executions, in

Read more:


Jaílson Mendonça, Paulo Henrique de Figueiredo and Arthur Chioro at the Centro Beneficente Ângelo Prado, in Santos, Brazil.
With the central theme: "The Contribution of Spiritism for a World in Crisis", the XII Free-thinking Spiritist Forum of the Bajada Santista Read more:
By Alexandre Cardia Machado

Perhaps Jaci Régis in 1989 could not imagine that in 2017 we would be preparing the 15th Brazilian Symposium on Spiritist Thought. The fourth to be made after his disincarnation. We believe that he is happy

Read more:

Com o tema “Evolução na Incerteza”, teve lugar em Rafaela, nos dias 10 e 11 de agosto, o 5º Encontro da CEPA na Argentina, que também comemorou o 90º aniversário de fundação da “Sociedad Espiritismo Verdadero”.

Dia 10, às 20h, foi desenvolvido um painel sobre aquele tema, tendo como painelistas o psicólogo venezuelano Jon Aizpúrua e a antropóloga argentina Ana Maria Llamazares, no Auditório do Professorado Joaquín V. González, da cidade de Rafaela, com entrada franca. Esse evento contou com mais de 200 espectadores.

Dia 11, prosseguiu o evento às 10h a.m., na Sociedade “Espiritismo Verdadero”, com uma conferência a cargo de Ana Maria Llamazares, com o tema “O Desafio dos Novos Tempos - Da ilusão da Certeza ao desfrute da Incerteza”.

Na sequência, foram apresentados dois painéis a cargo de integrantes da SEV:

  • Incerteza no âmbito da saúde, finitude – a cargo do Dr. Eduardo Marzioni.

  • Incerteza no âmbito socioeconômico e ambiental – a cargo do Lic. Ariel Masut, economista, assessor de YPF e membro do SEV.

Esses painéis propiciaram uma ampla participação de assistente: 125 inscritos de 6 instituições procedentes de diferentes lugares do país (CABA, Rosario, Santa Rosa, Virginia e Rafaela).

À tarde, a atividade se completou com as Oficinas de Participação Ativa, nas quais os assistentes tiveram oportunidade de intercambiar e realizar uma experiência vivencial. Isso permitiu aprofundamentos no terreno pessoa além de obter ferramentas e recursos novos para a abordagem da incerteza que perpassa nossas vidas.



V Encontro da CEPA na Argentina: Evolução da incerteza.

Oficinas de Participação Ativa

As oficinas de participação ativa têm como objetivo desenvolver ferramentas que possamos aplicar na vida cotidiana, ampliando nossos recursos e a compreensão de um tema particular. Durante o V Encontro da CEPA levaram-se a cabo oficinas com o tema que nos convocava: Evolução na Incerteza. Participaram dos mesmos quase 100 pessoas no total, divididas em 4 grupos e dirigidos cada um por dois coordenadores.

As oficinas têm elevado valor vivencial e experiencial, sustentados através de diferentes técnicas que permitem a expressão pessoal e individual de cada assistente, aprofundando o tema tratado através da diversidade de enfoques, enriquecendo-se no intercâmbio e ampliando conceitos e ferramentas.

A partir do diálogo e intercâmbio das vivências podemos construir novos olhares, conscientizando-nos de como nos afeta emocionalmente a incerteza, e, também, buscando ferramentas para transformá-la em possibilidades de crescimento. Algumas dessas ferramentas nomeadas pelos assistentes foram: agradecimento, alegria de amar, solidariedade, crescimento, compaixão, tomar a adversidade como oportunidade, aceitação, confiança, autoconhecimento, contato com as emoções.

Cada um dos participantes pôde expressar e analisar suas sensações assumindo um olhar compassivo e otimista da vida, da finitude da mesma no plano material e sua continuidade no mundo espiritual.

A oficina de intercâmbio permitiu um mecanismo solidário, capacitando-nos a compartilhar o que pensamos e sentimos, convidando-nos à escuta ativa do que dizem os demais e também gerando e promovendo a abertura do intelectual ao emocional e espiritual. Obteve-se um estado reflexivo, de contenção e escuta muito profundo.

Por outro lado, a possibilidade de ampliar a análise não apenas a partir do olhar espírita, mas também tomar os aportes da antropologia, filosofia, medicina, economia e a espiritualidade, em seu olhar mais amplo, viabilizou enriquecer a temática e aprofundá-la. Assim, essa conjunção de aportes de conhecimento, somada às experiências de cada assistente nos permitiram aprofundar o terreno pessoal, segundo as experiências de cada assistente e obter ferramentas e recursos novos para abordar e vivenciar a incerteza em si mesma.

INFORME SOBRE ENTREVISTA LIC. JON AIZPURUA E

LIC. ANA MARÍA LLAMAZARES:

Durante o 5º Encontro da CEPA na Argentina, levou-se a cabo a Conferência Pública denominada EVOLUÇÃO NA INCERTEZA, na noite de sexta-feira, 10 de agosto de 2018, na cidade de Rafaela, no Auditório do Professorado Joaquín V. González, com um público notável de mais de 200 assistentes.

Jon Aizpúrua (à direita) ao lado de Gustavo Molfino e Ana María Llamazares, com a comissão organizadora

Os reconhecidos conferencistas Jon Aizpúrua e Ana María Llamazares, pensadores de ampla trajetória, participaram da atividade sob a modalidade de entrevista, levada a cabo por dois integrantes de SEV: o Sr. Dante López (Presidente da CEPA 2008-2016) e a Lic. Verônica Andrenelli. A referida modalidade permitiu um diálogo fluido e consistente, que facilitou o entendimento de um tema complexo como aquele abordado na jornada.

Ana María é Antropóloga e Mestra em Metodologia da Investigação (UBA), estudiosa dos processos do Ser Humano e do Conhecimento Científico.

Jon é Psicólogo Clínico e provém das ciências chamadas ciências soft” ou leves. Também é um estudioso da história e dos movimentos sociais mundiais, como ainda da evolução do conhecimento.

Compreender a mudança de paradigmas e dos processos evolutivos do mundo e do ser permite-nos adentrar conceitos filosóficos profundos e ilustrativos.

A incerteza relativamente ao futuro é uma preocupação constante, já que o Ser Humano busca certezas para sentir-se em equilíbrio, mas seu entorno lhe propõe contínua incerteza: econômica, social, de relação, ambiental, política. Esses temas foram abordados com excelência e calor pelos entrevistados.

Conversou-se sobre a tensão presente entre os desejos dos seres humanos e a realidade da vida, também sobre a morte e a impermanência do ser encarnado.

Os intercâmbios foram de elevado voo e refinada claridade acadêmica, obtendo um real acercamento do tema graças às pertinentes perguntas dos entrevistadores. Estes souberam aprofundar e gerar competentes contrastes e complementações entre os oradores de diferentes procedência acadêmica e olhar filosófico.

O resultado: uma emotiva e ampla discrição do paradigma atual e seu impacto no comportamento humano com um enriquecedor aporte da visão espírita a esse complexo panorama evolutivo.

Essa atividade de acesso livre e gratuito foi organizada pela Sociedade Espiritismo Verdadero, comemorando seu 90º aniversário e como abertura do 5º Encontro de CEPA – Associação Espírita Internacional na Argentina.

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account