Por Herivelto Carvalho

Com o enfraquecimento do Espiritismo na Europa e o desaparecimento dos principais periódicos espíritas de língua espanhola, pois antes a Espanha fornecia normalmente revistas, livros e material doutrinário para as instituições e comunidades espíritas da América Latina, um grupo de líderes espíritas argentinos, preocupados com a organização do movimento espírita no Continente Americano, propôs, em 1939, durante oIII Congresso Interno da Confederação Espírita Argentina, a criação de uma instituição representativa dos espíritas desse continente, inicialmente denominada de Liga Espiritista Pan-americana.

Read more:

Por Herivelto Carvalho


O nome de Naum Kreiman é lembrado na Argentina como o mais importante pesquisador da Parapsicologia. Seus estudos também promoveram um forte intercâmbio entre a filosofia espírita e a nova ciência dos fenômenos psíquicos. Nascido no dia 22 de março de 1919, no povoado de Villa Clara, província de Entre Rios, ainda criança, mudou-se junto com seus pais para Buenos Aires onde realizou

seus estudos escolares e universitários.

Read more:

Por Herivelto Carvalho

Advogado, escritor, promotor cultural, político, jornalista e professor universitário, o venezuelano Pedro Alciro Barboza de la Torre deixou um grande legado intelectual ao seu país. Sua contribuição cultural foi notadamente reconhecida, por meio de diversas homenagens e condecorações que recebeu de diferentes instituições ao longo de sua vida. Do mesmo modo, sua atuação como espírita foi destacada, sendo considerado um dos principais nomes da história do Espiritismo latino- americano no século XX.

Read more:
Por Herivelto Carvalho


Hermas Culzoni Soriano, empresário, escritor, conferencista e intelectual espírita argentino, nasceu em Rafaela, província de Santa Fé, em 7 de novembro de 1924. Ainda criança, manteve contato com a Doutrina Espírita graças à influência de seu pai, Ageo Culzoni, que foi um dos fundadores da Sociedad Espiritismo Verdadero, uma importante instituição espírita rafaelina. Read more:

por Milton Medran Moreira

Comentar sobre a vida e a obra de um contemporâneo, ainda enquanto entre nós e em plena e atividade, como é o caso de JON AIZPURUA, oferece vantagens e desvantagens. A vantagem evidente é a de podermos contar com a observação direta e o testemunho ocular das pessoas que convivem com a personalidade descrita. A desvantagem é a de não dispormos ainda de uma perspectiva histórica, sempre importante à biografia definitiva de alguém. Uma biografia e uma obra constroem-se ao longo de toda uma vida. São tecidas, fio a fio, pelo biografado, a partir dos movimentos que a vida lhe oferece, das opções que tem de fazer e das iniciativas que tem de tomar, cujos acertos ou desacertos, conveniência ou inconveniência, serão, bem depois, ajuizados pela História.

Read more:
Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account