cepadocPorto Alegre-RS,Brasil - 11 a 15 de Outubro de 2000

RELATÓRIO FINAL

Senhores Membros do Conselho Executivo da CEPA,

Com muita satisfação, na qualidade de presidente da Comissão Organizadora do XVIII Congresso Espírita Pan-Americano, encaminho à apreciação de V.Sas. o relato desse histórico acontecimento:

1. A ORGANIZAÇÃO

O XVIII Congresso Espírita Pan-Americano teve sua realização decidida em Buenos Aires, em outubro de 1996, por ocasião do XVII Congresso da CEPA, que ali se realizava.

Realizado em Porto Alegre, Estado do Rio Grande do Sul, Brasil, no período de 11 a 15 de outubro de 2000, teve como Tema Central a pergunta Deve o Espiritismo Atualizar-se? e fixou como principal objetivo “ discutir a questão da atualização doutrinária do Espiritismo”.

Essa proposta da Comissão Organizadora do Congresso foi unanimemente ratificada pelos Delegados da CEPA presentes à reunião levada a efeito em São Paulo, em 28.3.99, após exposição de motivos feita pelo presidente da Comissão, Salomão Jacob Benchaya.

Da mesma reunião resultou aprovado um documento denominado “Declaração de Intenções”, a seguir transcrito, onde a CEPA e a Comissão Organizadora fixaram diretrizes e ofereceram esclarecimentos sobre a estrutura e a natureza do evento, para ser amplamente divulgada entre os espíritas:

DECLARAÇÃO DE INTENÇÕES

Com as declarações a seguir, a CEPA deseja aclarar seus propósitos com respeito à escolha do Tema Central do XVIII Congresso Espírita Pan-Americano – Deve o Espiritismo Atualizar-se? - tendo em vista que, embora possua uma posição firmada sobre o assunto, coerente com o pensamento do Codificador, está ciente da existência de posicionamentos diferentes, no movimento espírita, os quais respeita, acreditando, por isso, que a apresentação do tema central na forma interrogativa sugere o debate amplo, mas sereno, sobre o assunto:

  1. Em hipótese alguma, a CEPA alimenta o propósito de, no ano 2000, em um único congresso, efetuar a revisão pontual da Doutrina Espírita.

  1. É indiscutível a atualidade de partes importantes e fundamentais da obra de Kardec, não superadas pela Ciência, que serão, óbvia e plenamente, reafirmadas pelo Congresso.

  1. Os organizadores do Congresso entendem que atualizar o Espiritismo é torná-lo atual, situá-lo na época em que vivemos, torná-lo presente e atuante em todos os setores do pensamento humano.

  1. Em hipótese alguma, sob pena de violação de direitos autorais, podem ser alterados os textos ou expressões das obras de Allan Kardec, como os de qualquer autor. Já as idéias, concepções e teorias expostas nas obras da Codificação e nas que lhe são complementares, como o próprio fundador do Espiritismo afirmava, não sendo mais do que a expressão do conhecimento dos seus autores, subordinadas ao contexto de uma época, são passíveis de revisão e de atualização.

  1. Não serão objeto de discussão, neste Congresso, os postulados básicos do Espiritismo - Deus, Imortalidade, Comunicabilidade, Reencarnação, Mundos Habitados, Evolução. Todavia, poderão ser questionados conceitos e interpretações a eles referentes expressos na literatura espírita por autores encarnados ou desencarnados ou que se tornaram correntes entre os espíritas.

  1. Embora os congressos da CEPA possuam amplo caráter deliberativo, este não tomará deliberações no que concerne ao conteúdo doutrinário das propostas, exposições, teses e/ou trabalhos que ali forem apresentados. Estes se constituirão em subsídios para novas pesquisas, experimentos e estudos, em áreas específicas, por parte de pessoas e/ou instituições, com a participação dos Espíritos, cujos resultados e conclusões retornarão ao debate em futuros simpósios, seminários, congressos, etc.

UM CONGRESSO COMO QUERIA KARDEC

A preocupação de Allan Kardec em torno da atualização do Espiritismo está expressa, principalmente nos seguintes trechos de sua obra:

O Espiritismo, avançando com o progresso, jamais será ultrapassado, porque, se novas descobertas lhe demonstrarem que está em erro acerca de um ponto, ele se modificará nesse ponto; se uma verdade nova se revelar, ela a aceitará.” (A Gênese, Cap. I - Caráter da Revelação Espírita).

O terceiro ponto, enfim, é inerente ao caráter essencialmente progressivo da Doutrina. Pelo fato de ela não se embalar com sonhos irrealizáveis, não se segue que se imobilize no presente. Apoiada tão-só nas leis da Natureza, não pode variar mais do que estas leis; mas, se uma nova lei for descoberta, tem ela que se pôr de acordo com essa lei. Não lhe cabe fechar a porta a nenhum progresso, sob pena de se suicidar. Assimilando todas as idéias reconhecidamente justas, de qualquer ordem que sejam, físicas ou metafísicas, ela jamais será ultrapassada, constituindo isso uma das principais garantias da sua perpetuidade.” (Obras Póstumas - Constituição do Espiritismo - Dos Cismas)

Não será, pois, invariável o programa da Doutrina, senão como referência aos princípios que hoje tenham passado à condição de verdades comprovadas. Com relação aos outros, nãos os admitirá, como há feito sempre, senão a título de hipóteses, até que sejam confirmados. Se lhe demonstrarem que está em erro acerca de um ponto, ela se modificará nesse ponto.” (Obras Póstumas - Constituição do Espiritismo - Dos Cismas)

O princípio progressivo, que ela inscreve no seu código, será a salvaguarda da sua perenidade e a sua unidade se manterá, exatamente porque ela não assenta no princípio da imobilidade.” (Obras Póstumas - Constituição do Espiritismo - Dos Cismas)

Serão estas as atribuições principais da comissão central: 1°...; 2° O estudo dos novos princípios, suscetíveis de entrar no corpo da Doutrina; 3° ... 15° A convocação dos congressos e assembléias gerais.” (Obras Póstumas - Constituição do Espiritismo - Comissão Central)

Por outro lado, no Capítulo I de “A Gênese” – Caráter da Revelação Espírita – Kardec afirma que “a doutrina não foi ditada completa, nem imposta à crença cega; porque é deduzida, pelo trabalho do homem, da observação dos fatos que os espíritos põem sob os olhos e das instruções que lhe dão, instruções que ele estuda, comenta, compara, a fim de tirar ele próprio as ilações e aplicações.” “Numa palavra, o que caracteriza a revelação espírita é o ser divina sua origem e da iniciativa dos espíritos, sendo a sua elaboração fruto do trabalho do homem.”

É sustentada por essas idéias que a CEPA acredita ser este “ um congresso como queria Kardec”.

Porto Alegre, maio de 1999.

Salomão Jacob Benchaya

Pres. da Comissão Organizadora”

A logomarca e o cartaz promocional do congresso foram uma criação de Maurice Herbert Jones, cujo lançamento foi oficializado ao final da XIII Conferência Espírita Pan-Americana, em Maracay, Venezuela, de 7 a 11 de outubro de 1998.

O início da campanha promocional do XVIII Congresso Espírita Pan-Americano deu-se com um jantar festivo, em 10.09.99, que reuniu quase 200 pessoas na sede da Associação do Ministério Público, em P. Alegre.

A Comissão Organizadora esteve constituída por um núcleo básico formado pelas seguintes sub-comissões e respectivos titulares, sob a presidência de Salomão Jacob Benchaya, à qual juntaram-se outros trabalhadores do CCEPA, perfazendo uma equipe de cerca de trinta integrantes:

PROGRAMAÇÃO E TEMÁRIO (SPT) Donarson Floriano Machado

IMPRENSA E DIVULGAÇÃO (SID) Milton Rubens Medran Moreira

RECEPÇÃO (SR) Iolanda Rabelo Marques

APOIO AOS CONGRESSISTAS (SAC) Eloá Popoviche Bittencourt

ATIVIDADES SOCIAIS (SAS) Sílvia Medran Moreira

SECRETARIA E DOCUMENTAÇÃO (SSD) Rui Paulo Nazário de Oliveira

ORÇAMENTO E RECURSOS (SOR) José Joaquim Marchisio

FINANÇAS (SF) Marta Samá

ARTE E CULTURA (SAC) Alice Calixto

LIVRARIA E BAZAR (SLB) Tereza Samá Landart de Mayo

APOIO LOGÍSTICO (SAL) Milton Lino de Bittencourt

O evento foi organizado sob a responsabilidade do CCEPA-Centro Cultural Espírita de Porto Alegre e realizado nas confortáveis instalações do Hotel Embaixador, no centro da Capital gaúcha. Participaram 377 congressistas representando, além do Brasil , Argentina, Colômbia, Cuba, Estados Unidos, México, República Dominicana, Porto Rico, Venezuela, Espanha, França e Austrália.

O Congresso teve por patrono a figura extraordinária de Deolindo Amorim.

2. OS TRABALHOS

Os trabalhos foram apresentados por seus autores, representantes de diversas tendências ou vertentes do movimento espírita, dentro das áreas temáticas de Epistemologia e Paradigmas, Metodologia, Conteúdos Doutrinários e Linguagem, agrupados de acordo com as seguintes modalidades:

a) PAINÉIS TEMÁTICOS - Durante as manhãs dos dias 12, 13 e 14 de outubro, na forma plenária, constituindo-se de doze (12) temas apresentados por autores convidados especialmente pela Comissão Organizadora, não havendo deliberações a respeito dos mesmos:

Painel A – A atualização do Espiritismo nas áreas Epistemológica e Paradigmática;

Painel B – A atualização de conteúdos doutrinários do Espiritismo;

Painel C – A atualização da linguagem na literatura espírita.

Os temas apresentados foram os seguintes:

  • Como? – Uma proposta metodológica para o processo permanente

de atualização do Espiritismo - Ademar Arthur Chioro dos Reis

  • Agenda Espírita: Identificando antigas e novas demandas para a

atualização do Espiritismo - Ademar Arthur Chioro dos Reis

  • Una ciência, un método, un dispositivo, un hombre – Alejandro Martin Ruiz Díaz

  • Propuestas para una actualización del método mediumnico kardeciano - Dante López

  • Representar e argumentar: problematizações lingüísticas em torno

do texto de Kardec - Dinorá Fraga da Silva

  • Interpretação progressiva do Espiritismo: Religioso ou laico? - Eliseu F. da Mota Jr.

  • Do pluralismo cultural numa epistemologia metafísica: Dimensões - Fernando A. D. Lins

  • Dinâmica das mutações das estruturas mentais - Jaci Régis

  • La vigência de Kardec no está en discusión - Jon Aizpurua

  • A hora e a vez do segmento padrão - Krishnamurti de Carvalho Dias

  • A Ciência contemporânea e o Espiritismo - Moacir Costa de Araújo Lima

  • Espiritismo: Revelação ou descoberta? - Reinaldo Di Lucia

b) FÓRUM DE TEMAS LIVRES – realizado nas tardes de 12 e 13/10 , simultaneamente em quatro salas, num total de trinta (30) exposições, constou de apresentação de autores convidados ou inscritos livremente, dando oportunidade a trabalhos relacionados com a temática do Congresso, divulgação e troca de experiências e de conhecimentos entre os participantes. Eis a relação dos trabalhos:

  • Obsessão: proposta de um projeto de pesquisa integrado - Álvaro de Mesquita Spinola

  • ¿Es necesário actualizar las Leyes Morales? – Carlos Orlando Villarraga

  • Contribución de la Doctrina Espírita al Desarrollo Sostenible - Carlos Orlando Villarraga

  • Célula e Perispírito – Cícero Marcos Teixeira

  • Comunicação social espírita - Éder Fávaro

  • Eficácia do passe, da água fluidificada e do estudo da DE como coadjuvantes no tratamento das anomalias psíquicas - Eliseu F.da Mota Jr.

  • Las corrientes progresistas del Espiritismo español - Francisca Ribert

  • Projeto de pesquisa sobre o processo da desencarnação: o morrer – Ildefonso do Espírito Santo

  • Reflexões sobre o perispírito e o corpo mental - Jaci Régis

  • A experiência do Centre Spirite Allan Kardec, de Nancy – Jacques Peccatte

  • Fraternidade como paradigma da identidade espírita - Luiz Signates

  • O Homem: Sua arte, suas crenças - Márcia Regina Roberto Aguiar

  • Obsessão: Roteiro para estudo de caso - Marina França

  • Obsessão: Método para um levantamento bibliográfico - Marissol Castello Branco

  • Ensayo sobre el estatuto del Espiritu, el sujeto humano y la génesis psíquica de la mediumnidad – Matias Quintana

  • Centro Espírita: Os cinco fatores críticos para uma reforma estrutural – Mauro de Mesquita Spinola

  • ¿Influye la educación espírita a la niñez y a la juventud en la actualización del conocimiento espírita? – Mercedes Granero de Williner

  • A atualidade do Espiritismo - Milton Felipeli

  • O laço espírita – É preciso renová-lo. As bases do ecumenismo

Aplicáveis ao movimento espírita - Milton Rubens Medran Moreira

  • A Revolução de Kardec - Moacir Costa de Araujo Lima

  • La actividad sociológica en la actualización del Espiritismo - Néstor Juan Massaro

  • Uma experiência inovadora : A Universidade Bezerra de Menezes - Octávio MelchíadesUlysséa

  • Perispírito: uma abordagem do século XX - Reinaldo di Lucia

  • Perfil de um grupo de alunos do I Curso de Formação de educadores para infância espírita em S.Paulo (1998) - Rosângela Gomes de Souza

  • A doutrina dos espíritos: Construção de Allan Kardec - Sandra Jacqueline Stoll

  • Grupo espírita de pesquisa mediúnica - Sandra Régis

  • Direitos Humanos – Uma opção de atuação para as mocidades espíritas - Saulo de Meira Albach

  • Comunicándonos con los espíritus - Victor Manuel da Silva Gomez

  • Teorias da comunicação e processos comunicativos como instrumentos

de atualização do Espiritismo - Wilson Garcia

  • Um novo movimento espírita - A experiência do Instituto de Intercâmbio do Pensamento Espírita de Pernambuco - Yolanda Polimeni de Araújo Pinheiro

Nas noites de 12 e 13 de outubro foram proferidas as conferências de Jon Aizpurua – O Espiritismo e os Paradigmas do Século XXI – e Milton Rubens Medran Moreira – Espiritismo – Compromisso com a Liberdade.

Foram, ainda, levadas a efeito, sessão artística, encontro de jovens, de pesquisadores, de educadores, sessão de autógrafos, passeio e jantar-show confraternativo.

3. INSCRIÇÕES E PARTICIPANTES

A Comissão Organizadora elaborou um “folder” contendo informações gerais sobre o evento, incluindo o formulário para Inscrição de Participantes. As taxas de inscrição foram fixadas em:

Até 30.04.2000 – R$- 80,00

De 01.05 a 31.07.2000 – R$- 90,00

Após 31.07.2000 – R$-100,00

Participantes do Exterior – US$-50.00

Eis um resumo estatístico da participação no Congresso:

NÚMERO DE CONGRESSISTAS POR SEXO

HOMENS

MULHERES

TOTAL

161

216

377

NÚMERO DE CONGRESSISTAS POR FAIXA ETÁRIA

Até 19 anos

Entre 20 e 29 anos

Entre 30 e 39 anos

Entre 40 e 49 anos

Entre 50 e 59 anos

Entre 60 e 69 anos

70 anos

TOTAL

13

27

45

97

91

68

36

377

NÚMERO DE CONGRESSISTAS POR PAÍS

BR

AR

VE

P. R.

AU.

ES.

USA

ME

FR

CO.

GUA.

R.D.

TOTAL

222

92

32

08

01

06

09

02

01

01

02

01

377

NÚMERO DE CONGRESSISTAS POR ESTADO BRASILEIRO

RS(*)

SP

PR

MT

RJ

PE

SC

ES

BA

GO

TOTAL

130

62

13

03

02

05

02

03

01

01

377

(*) Incluindo 69 participantes do CCEPA

4. DADOS FINANCEIROS

Receitas (taxas de inscrição, donativos, venda de livros) .................... R$- 49.770,00

Despesas (material, hotel, serviços, etc.) ............................................. R$- 39.813,28

Superavit .............................................................................................. R$- 9.956,72

==========

5. A ABERTURA

Na noite de 11 de outubro na Assembléia Legislativa do Estado, depois de impecável espetáculo musical do qual participaram a cantora lírica Elisabete Infantini, a pianista Lúcia Antônia Bezerra de Mello e o Coral Banrisul, realizou-se a sessão inaugural com a presença de quase 600 pessoas. Colaborou como mestre de cerimônias a jornalista Maria Helena Ruduit.

A mesa diretora que presidiu à abertura do Congresso foi constituída pelas seguintes personalidades do movimento espírita:

  • Licenciado Jon Aizpurua, Presidente da Confederação Espírita Pan-Americana.

  • Economista Salomão Jacob Benchaya, Presidente da Comissão Organizadora do XVIII Congresso Espírita Pan-Americano.

  • Senhor Maurice Herbert Jones, Presidente do Centro Cultural Espírita de Porto Alegre, entidade promotora do evento.

  • Senhor Omar Ubaldo Gimenez, 1º Vice Presidente da C.E.P.A.

  • Doutor Milton Rubens Medran Moreira, 2º Vice-Presidente da C.E.P.A.

  • Licenciado Juan Albino, 3º Vice Presidente da C.E.P.A.

  • Contador Juan Alvarez, Secretário de Finanças da C.E.P.A.

  • Senhor Dante Culzoni Soriano, ex-presidente da C.E.P.A.

Os poderes constituídos estiveram representados pelos senhores:

  • Governador do Estado do Rio Grande do Sul, Dr. Olívio Dutra.

  • Representante do Prefeito Municipal de Porto Alegre.

  • Representante do Presidente da Assembléia Legislativa, Deputada Cecília Hypólito.

Na ocasião, usaram da palavra o Presidente da Comissão Organizadora do Congresso, a Deputada Cecília Hypólito, o representante da delegação brasileira Eden Dutra do Nascimento, que participara, em 1949, do II Congresso da CEPA, no Rio de Janeiro, o representante das delegações estrangeiras Dr. Mário Molfino, da Argentina, a Sra. Nídia de Sendra lendo mensagem enviada pelos espíritas de Cuba que não puderam comparecer, o Presidente da CEPA e o Governador Olivio Dutra, com aplaudido discurso valorizando os ideais de fraternidade e de respeito ao pluralismo de idéias cultivados pela C.E.P.A..

Após o ato, um coquetel foi oferecido a autoridades, convidados e congressistas.

5.1 – Outras mensagens recebidas:

  • Do Instituto de Cultura Espírita de São Paulo, assinado pelo seu presidente Dr. Paulo Toledo Machado

  • Da profa. Amparo Morgado Estrada, delegada especial da CEPA, no México.

  • Do Centro de Estudios Fiat Lux, de Cucuta-Colômbia, assinado por sua Presidenta Elcida Molina Mendez.

  • De Hermas Culzoni e sua esposa Milta, de Rafaela-Argentina.

6. OS NOVOS DIRIGENTES DA CEPA

A Assembléia Geral da C.E.P.A., reunida no dia 13 de outubro, elegeu seu novo Conselho Executivo para os próximos quatro anos. Por aclamação foram eleitos os seguintes dirigentes:

  • Presidente: Milton Rubens Medran Moreira (Brasil)

  • 1º Vice-Presidente: Dante López (Argentina)

  • 2º Vice-Presidente: Ademar Arthur Chioro dos Reis (Brasil)

  • 3º Vice-Presidente: Carmen Ana O’Neill (Porto Rico)

  • Secretária de Finanças: Tereza Samá Landart de Mayo (Brasil)

  • Secretário para Assuntos Legais: Saulo de Meira Albach (Brasil)

O novo Presidente convidou ainda Salomão Jacob Benchaya (Brasil) para o cargo de Secretário Administrativo e para a 1ª Secretaria, Teresa Villarroel de Álvarez (Venezuela).

Criaram-se ainda duas comissões especiais: uma de Relações Internacionais, que será coordenada pelo ex-presidente Jon Aizpurua (Venezuela), e outra para Reforma de Estatutos, cujo coordenador será Hugo René Beascochea (Argentina) .

O próximo Congresso, em 2004, será realizado na Argentina. Antes, em 2002, ocorrerá em São Paulo a XIV Conferência Regional.

7. ENCERRAMENTO

A sessão de encerramento foi memorável. Inicialmente o presidente Jon Aizpurua fez entrega de títulos de adesão e de filiação à CEPA a várias entidades. Depois, fez discurso de despedida resumindo as conquistas da CEPA no dois mandatos que exerceu, elogiou os demais membros do Conselho Executivo e apresentou o novo presidente, Milton Medran Moreira, que discursou em seguida. Finalmente, foi lida e aprovada a Declaração Final do congresso, a seguir transcrita:

CARTA DE PORTO ALEGRE

Declaração Final do XVIII Congresso Espírita Pan-Americano

Espíritas de diversos países, reunidos em Porto Alegre, nos dias 11 a 15 de outubro de 2000, no XVIII Congresso Espírita Pan-Americano, convocado para examinar o tema central " Deve o Espiritismo Atualizar-se?" , decidem fazer a seguinte Declaração:

Considerando:

  1. Que é evidente a atualidade dos postulados básicos do Espiritismo sistematizados e explicados na obra de Kardec;

  2. Que o caráter essencialmente progressista do Espiritismo, afirmado pelo próprio Allan Kardec exige, para sua vigência e garantia, um processo constante de atualização;

  3. Que os estudos e investigações realizados por autores espíritas posteriores a Kardec representam aportes muito valiosos para a atualização de sua obra e do pensamento espírita em geral;

  4. Que, sob nenhuma circunstância ou hipótese, podem ser alterados os textos ou expressões das obras de Allan Kardec, como de qualquer outro escritor;

  5. Que a C.E.P.A., em razão de seu compromisso exclusivo com o Espiritismo genuinamente kardecista, vem expandindo, de maneira crescente e sustentada, sua presença em todo o mundo,

Concluem:

  1. Com respeito à temática central, que sim, o Espiritismo deve atualizar-se permanentemente e consideram altamente conveniente e impostergável levar avante um amplo processo de análise e reflexão em torno do pensamento espírita, à luz dos avanços conquistados pela ciência e demais campos do conhecimento humano.

  2. Para realizar com todo o êxito esse processo, o Congresso convida todos os espíritas a participar desse esforço que não pode ser considerado como exclusivo patrimônio da C.E.P.A. ou de qualquer outra entidade espírita nacional ou internacional.

  3. Congresso propõe a realização de seminários, conferências e congressos dedicados a estudar o tema da atualização doutrinária, dentro da maior liberdade de idéias e de expressão e em amplo clima de pluralidade e fraternidade.

  4. Em atendimento à solicitação de delegações de outros continentes, apoiam a decisão tomada pela Assembléia Geral relativa à nomeação de uma Comissão Internacional que deverá elaborar um projeto que contemple a criação de um organismo intercontinental, identificado com os ideais da C.E.P.A., que busque a união do movimento espírita mundial e some esforços para a difusão do Espiritismo em todas as nações.

  5. Finalmente, concordam em colocar como texto final desta resolução, mensagem recebida psicograficamente por uma participante no Congresso, que confirma a simpatia dos espíritos desencarnados para com o esforço da C.E.P.A. na sua relação com o movimento espírita. Trata-se de uma comunicação firmada pelo ilustre escritor argentino Manuel S. Porteiro:

"Nota a nota compõe-se a sinfonia. Assim, no grande concerto da vida universal, cada nota representa um pensamento que procura a verdade e o amor como expressão da harmonia.

Cantar num só coro não significa entoar o mesmo tom, a mesma voz, no mesmo tempo. Ao contrário, o coro se compõe de vozes, de sons diversos, de tons variados para que expressem a beleza.

O Espiritismo é como a canção universal, entoa as notas da ciência, da filosofia e do amor para compor a harmonia dos que buscam as verdades que conduzirão o espírito humano a dimensões não

imagináveis, mas de imensa felicidade.

Manuel S. Porteiro

Porto Alegre, RS., Brasil, 15 de outubro de 2.000.

8. CONSIDERAÇÕES FINAIS

Era natural que a realização de um congresso da CEPA no Brasil gerasse repercussões contraditórias. Afinal, a CEPA, cujo programa não endossa o modelo vigente no Brasil, norteado pel a idéia de que o Espiritismo é uma revelação divina e, como tal, acabada e intocável, é uma instituição cinqüentenária reconhecida internacionalmente e cuja expansão no Brasil, graças à liderança e ao carisma de seu então presidente Jon Aizpurua, ocorreu em rítimo crescente nos últimos 7 anos.

Como era esperado, fortes reações opuseram-se ao tema escolhido e à própria realização do evento que, apesar disso, coroou-se de pleno êxito, tanto no aspecto organizacional, apesar do amadorismo da equipe, como na abordagem dos conteúdos, feita por excelentes expositores de diversos países. É de se destacar a participação, dentre os expositores brasileiros, de escritores, líderes, intelectuais e conferencistas representativos de diversos segmentos do nosso movimento espírita, o que imprimiu um caráter singular ao congresso pelo clima fraterno, descontraído, respeitoso, onde as diferenças foram discutidas no campo das idéias, contribuindo para a conquista, por parte da CEPA, de novos amigos e simpatizantes.

Os que se demoram na visão evangélico-salvacionista, de um modo geral, apequenam a contribuição dos encarnados no processo da codificação. Admitem, quando muito, que o conhecimento humano tenderá a aproximar-se, gradualmente, da revelação espírita, situada muito acima do progresso atingido pela Humanidade.

Os órgãos dirigentes do movimento espírita, dessa forma, estariam investidos de uma espécie de “mandato divino” e da impostergável missão de “salvar” ou de orientar a Humanidade. É o que se depreende do discurso que predomina no espiritismo religioso.

Ao propor como centro temático a pergunta “Deve o Espiritismo Atualizar-se?”, na I Reunião de Delegados e Amigos da CEPA no Brasil, realizada em São Paulo, em 16.08.97, tínhamos em mente que deveríamos ser cautelosos e responsáveis na organização do congresso pois não faltaria quem colocasse em dúvida a legitimidade da CEPA para tomar tal iniciativa.

Foi em razão disso que a Comissão Organizadora teve o cuidado de inscrever como primeiro objetivo do referido evento “discutir a questão da atualização doutrinária do Espiritismo”.

Ora, seria insensatez da CEPA pretender atualizar a Doutrina Espírita em um congresso único e por ela patrocinado, embora esse fosse o papel atribuído por Kardec aos congressos espíritas.

Ademais, a forma interrogativa sob a qual foi colocado o Tema Central não autorizaria ninguém a atribuir à CEPA pretensões exclusivistas que ela não alimenta. A pergunta era indutora à reflexão e ao debate.

Por outro lado, a CEPA, em todos os momentos, e isso ficou evidenciado no seu Congresso, sempre reafirmou e enalteceu a vigência do pensamento kardequiano, especialmente naquilo em que não houve superação pelos novos conhecimentos do homem.

São justas as preocupações que todos alimentamos quando se trata de revisão doutrinária. Concordo que não se pode modificar, adulterando, a obra de Kardec, numa violação à sua autoria. Entretanto, se os seus livros não podem ser alterados, pois expressam o seu pensamento e o dos Espíritos e refletem o estágio de conhecimento e o contexto sócio-cultural de uma época, já não se pode dizer o mesmo das idéias, teses e concepções alí contidas e que, por desejo do próprio fundador do Espiritismo, deveriam acompanhar o Progresso. E esta constante atualização tem que ser feita pelos homens - os espíritas de todos os Continentes - com o concurso dos espíritos (e não somente por estes, como pensam alguns), verdadeiramente comprometidos com a proposta kardequiana. E ouso dizer que tal iniciativa tem que ser nossa e não dos espíritos desencarnados. Deverá haver precauções, obviamente, contra a "pseudo-ciência", contra o sincretismo, pretendido por alguns setores, com práticas e doutrinas incompatíveis com a proposta espírita e contra os "novidadeiros" que pululam nos arraiais espiritualistas, com suas teorias esdrúxulas e estapafúrdias.

O que a CEPA desejava e conseguiu, foi deflagrar um processo, provocar a discussão, estimular o debate em torno daquilo que considera fundamental para a continuidade do Espiritismo no planeta - a sua atualização.

Enfim, promover um congresso como queria Kardec.

Porto Alegre, 05 de maio de 2001.

Salomão Jacob Benchaya

Pres. da Comissão Organizadora